quinta-feira, 20 de agosto de 2015

8 Tecnicas para memorizar o nihongo!


Algumas pessoas como eu tem dificuldades em memorizar o que aprendemos, isso vale para o idioma japonês que sempre trato aqui no blog, como qualquer outra matéria. E como eu li numa revista muito importante as 8 tecnicas pra memorizar as coisas que você aprende, resolvi partilhar ela com vocês! A cada paragrafo da matéria eu vou estar complementando com algumas dicas minhas: 



1. Ler e ouvir não bastam
A melhor maneira de aprender é discutindo em grupo ou ensinando o que se está tentando aprender. É que se concentrar é muito mais fácil (mandatório, até) quando você está conversando com alguém sobre um tema ou explicando aquilo. Ler ou ouvir alguém falando é muito mais suscetível a distrações e interrupções no seu processo de concentração.
Hoje numa era de rede social, temos o facebook com alguns grupos de discussão sobre o idioma Nihongo, aqui vou listar alguns deles: NIHONGO GAKKOU / APRENDA JAPONES  /// Acho legal tambem ouvir rádio japones, como numa materia aqui do blog que já mencionei um site muito bom com diversas radios: MAIS DE 100 ESTAÇÕES DE RADIO JAPONESA
2. Ache um enfoque do assunto que lhe interesse
É mais fácil lembrar de algo do seu interesse do que de algo que não lhe interessa - óbvio. É por isso que, se você gosta de uma matéria, provavelmente tem muito mais facilidade em aprendê-la. Tente achar um enfoque dentro de um assunto que não te interesse tanto, um recorte ou uma abordagem que tenha mais apelo pro seu gosto pessoal. Depois, na vida adulta, se possível, estude só o que você gosta. A vida vai ser mais fácil.
imageAcho que isso vale para animes e doramas, sim dá para aprender assistindo, ou lendo mangá, tem uma matéria aqui no blog com um site que tem mais de 200 edições de mangá em japonês (contendo o da sailor moon) LINK
3. Concentre-se
Deixe de lado as notificações do celular e foque no que está estudando. Se você estiver cansado ou distraído, é muito mais difícil para o cérebro fixar o conteúdo com o qual você está tomando contato.
imagePor isso estude quando estiver tranquilo, se você estiver estressado, cachorro latindo, será bem dificil. Encontre o melhor momento! 

4. Lembretes na hora certa
Há horas melhores e piores para se lembrar de algo que você aprendeu (e o resgate desse conteúdo ajuda você a fixar as coisas na memória). Se você precisa fixar algum conteúdo, a dica é: estude, estude de novo dali uma hora e depois de 24 horas. Ou use o SuperMemo, um site que calcula o tempo exato em que você vai se esquecer de algo e te ajuda a lembrar imediatamente antes de esquecer.
Acho que a melhor maneira de aprender Kanji's é escrevendo inúmeras vezes um kanji para aprender e memorizar as sequencias. 
5. Descanse
Faça pausas entre os estudos. Não dá pra saber exatamente quanto e como você deve parar porque isso varia de indivíduo para indivíduo, mas uma boa técnica é estudar por 45 minutos, que é o tempo máximo que alguém consegue se focar em uma tarefa, na média, e dar uma pausa de 15 a 20 minutos antes de recomeçar. De novo, isso pode variar, então fique atento aos sinais da sua mente.
imageNão se "mate", você é humano e cansa as vezes, deu uma pausa? Retome da onde parou.

6. Antes de dormir, logo que levantar
Estudar nessas horas é uma boa maneira de fixar conteúdo, por causa das substâncias químicas liberadas pelo cérebro nesses horários.
7. Faça conexões entre o que você aprende e o que você já sabe
Aprender é um processo conectado, e não individual. Uma maneira excelente de fixar algo novo é conectando isso com algo que você já saiba ou conheça. Por exemplo: ao aprender uma palavra nova em outra língua, você pode tentar conectá-la com um som com que ela se pareça em uma língua que você já conheça, por exemplo.
8. Reflita sobre o que você aprendeu
Reserve 15 a 20 minutos entre cada sessão de estudo pra refletir sobre o que você acaba de aprender. Essa reflexão sobre o conteúdo, que provavelmente vai fazer você questionar e correlacionar o aprendizado com coisas que já sabe, também ajuda a fixar coisas na memória.
Bom isso vai me ajudar com certeza, são dicas valiosas, quer ler a matéria completa? Acesse esse link 
Obrigada por acessar meu blog, mais de 1 milhão de views no google+ 

Um comentário:

  1. É possível aprender utilizando o software Anki, e montar questionários para memorização de palavras e frases.
    Em apenas uma semana, aprendi o Hiragana, junto com todos os sinais de modificação, na semana seguinte, aprendi o Katakana. Dediquei apenas 40 minutos diários, depois disso foquei na leitura. O próximo passo são os Kanjis.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestão, dica...
Respeite para ser respeitado!