segunda-feira, 13 de julho de 2015

Memorias de uma Gueixa - Um pouco sobre essa cultura milenar



Há quem diga que essa arte e vida começou nos meados de 1603 a 1868 na era EDO onde havia diversos tipos e prostitutas que atendiam aos homens nos bairros de prazeres das grandes cidades, alguma dessas moças tinham habilidades com arte (musica, canto, dança) e assim surgia as Gueixas, porem agora não é mais uma pratica sexual é apenas a arte de entretenimento. (LOGICO QUE EXISTE UMAS EXCEÇÕES)
Quioto é uma das grandes cidades das gueixas, mas no Nihon não são mais chamadas de gueixas, agora são chamadas de Maiko ou Geiko, as maiko são jovens de 15 a 20 anos em treinamento para se tornar Geiko, nesse periodo elas vivem na casa das gueixas OKIYA e estuda as artes de canto, instrumentos musicais, dança...

Posso tirar fotos de uma Maiko ou Geiko?

Bom, vamos ao bom senso, você gostaria de ser parado toda hora para tirarem fotos suas? Há quem goste, mas como as maiko ou geiko são reservadas é algo muito dificil de se fazer.
Primeiramente se você ver alguma Maiko na rua provavelmente ela deve estar indo a algum compromisso. NÃO SE DEVE AGARRAR OU TOCAR EM UMA MAIKO  e nem impedir sua passagem. Se você quer tirar uma foto de algumas gueixa turista as quais se vestem como gueixas apenas para fotos (não sendo geixas de verdade).



Assista o filme MEMORIAS DE UMA GUEIXA clicando aqui DUBLADO 

Filme baseado na vida e comportamento das gueixas antes da guerra e pós a guerra, um filme lindo para quem gosta da cultura japonesa.

WIKIPÉDIA sinopse:
Memórias de uma Gueixa (em inglêsMemoirs of a Geisha
Memórias de uma Gueixa conta a história de uma jovem garota, Chiyo Sakamoto, que é vendida a uma okiya, uma casa de gueixas por sua família. Sua nova família, então, enviá-la para a escola para se tornar uma gueixa. Este filme é principalmente sobre Chiyo mais velha e sua luta como uma gueixa para encontrar o amor, sendo que neste processo termina por fazer um monte de inimigos. O filme foi indicado e ganhou inúmeros prêmios, incluindo indicações para seis Oscar, e, finalmente, ganhou três: Melhor Fotografia,Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.

Eu amo esses trajes e penteados, mas eu ainda tenho um preconceito de que uma gaijin (estrangeira) fique bem com essas roupas, acho que é algo para os japoneses, pode ser besteira minha falar isso e pensar assim, mas acho que é só meu ponto de vista. Talvez seja porque nunca me vesti assim...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão, dica...
Respeite para ser respeitado!