sexta-feira, 13 de junho de 2014

Especial de Sexta-feira 13: Super tições japonesas




Japoneses são muitos supersticiosos, normalmente tudo se refere a morte, então acaba até sendo engraçada por quem vê de fora.

Muitas delas eu vivo na minha casa, pois muitos sabem sou tico-tico no fubá com o Hiro, um japonês muito rígido (ahahaha).

Vamos lá as superstições:

  • - Nunca se deve espetar o hashi (palitos de comer) em qualquer comida, mas especialmente no arrozporque apenas em funeraiso hashi é fincado na tigela do arroz, que é colocada no altar.

  • Nunca se deve passar uma comida de hashi para hashi, pois é um gesto praticado com os ossos de cremação.
  • - Deve-se sempre arrumar o futon e makura, de maneira que se durma virado para o sul, nunca para o norte. Essa é a posição que o corpo de uma pessoa morta é colocado, em um funeral budista.
  • Tirar uma foto com 3 pessoas, fará com que a pessoa que estiver no meio das outras duas, morra logo ou sofra uma grande tragédia.

  • - Muitas pessoas cobrem os espelhos do quarto, à noite, por medo que uma mulher de outro mundo atravesse o espelho e os leve embora para sempre.

  • 4″ é pronunciado como shi, em japonês, que é a mesma pronúncia para a palavra morte. “9″ é pronunciado como ku, que é a mesma pronúncia da palavra dor. Hospitais geralmente não têm o quarto e o nono andar.
  • - O número 4: o número 4 é considerado desfavorável porque é pronunciado da mesma maneira que o ideograma “morte” (shi). Portanto, não se deve presentear nada ligado a esse número ou composto por 4 peças. Em alguns hotéis e hospitais, o quarto número 4 é pulado.

  • Os japoneses têm seus próprios fantasmas que, são diferentes dos nossos, porque tudo o que conhecemos de fantasma são pequenas criaturas brancas flutuantes. No Japão, cada fantasma tem sua própria personalidade e maneira de aterrorizar as pessoas

  • Alguns termos gerais para fantasmas são obake ou bakemono que literalmente significam coisas que se transformam. Youkai significa aparição enfeitiçada e, inclui monstros,duendes e demônios lendários que atacam túmulos e se alimentam de cadáveres. Yuurei é um sombrio, obscuro ou pálido espírito. Estes são provavelmente os tipos mais próximos da visão ocidental de fantasmas. Supostamente, eles são espíritos de mortos, vagando na terra por uma razão. Um exemplo de youkai é o rokurokubi, um monstro fêmea com um longo e flexível pescoço. Ela se parece com uma mulher normal durante o dia, mas à noite, ela suga toda a energia das pessoas e as elas morrem.
  •  Traz azar responder a uma pessoa que fala enquanto dorme.

  • - Dá azar quebrar um pente ou tira do geta (tamanco de madeira) ou zori (chinelo de palha).
    Terá um dia ruim se um cortejo fúnebre passar em sua frente.
    Um bom presságio é um passarinho defecar em sua cabeça.
    - Um papel ou madeira oculto na roupa, traz sorte, se for mantido próximo ao corpo, o tempo todo.
    - Como o peixe conhecido, em japonês, como tai (brema do mar vermelho) faz parte da palavra medetai (sorte), ele é considerado como o peixe da sorte no Japão. 
fonte: http://www.acbj.com.br/index.php/supersticoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão, dica...
Respeite para ser respeitado!